ECOCIDADÃO


Atualmente, a sociedade civil, as organizações não-governamentais e as entidades de classes, têm sua participação garantida na gestão ambiental através dos comitês de bacias, dos conselhos municipais e estaduais de meio ambiente e também no Orçamento Participativo. Os municípios também estão cada vez mais interessados em implantar a gestão ambiental, criando secretarias e conselhos de meio ambiente.


Divulguemos a idéia de sermos um ecocidadão.


Ser um ecocidadão é vivenciar um conjunto de princípios, valores, atitudes e comportamentos, que demonstrem uma nova percepção da terra como única comunidade. É também pensar global e agir local.


Com atitudes simples, estaremos colaborando definitivamente para a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos, e com certeza, estaremos cultivando novos hábitos e atitudes, nas novas gerações, com os quais estarão sempre preservando nosso ambiente.


Nossos filhos nos consideram heróis, e como tais, devemos dar bons exemplos.


Seja um Ecocidadão:

  • Separe o lixo seco do orgânico. Assim você contribui para o processo de reciclagem.
  • Abaixe o volume do som do carro, da televisão, etc. A poluição sonora é a que mais incomoda os moradores da cidade.
  • Proteja a nossa flora e fauna, não compre flores e animais silvestres. Várias espécies podem ser protegidas da extinção por este simples ato.
  • Exija coleta seletiva. Se o município não possui, entre em contato com a prefeitura. Além de contribuir com o meio ambiente, as centrais de reciclagem também geram empregos.
  • Não jogue lixo nas estradas. Um cigarro aceso pode se transformar em um incêndio de grandes proporções, que além de destruir o ecossistema, pode causar sérios acidentes.
  • A água é um bem público e precioso. Nunca jogue veneno ou afins em rios e arroios. A poluição também pode contaminar os lençóis subterrâneos, que são grandes caixas d’água de reserva para o futuro.
  • Todo ecocidadão sabe que poupar energia elétrica é uma atitude consciente.

Fonte de pesquisa: Governo do Estado. Secretaria do Meio Ambiente. Guia do Ecocidadão. Porto Alegre.

Por: Silvio Luiz Port - silvio@portcons.com.br
Data de publicação: 23/07/06.