RECICLAGEM, ABRACE ESTA IDÉIA PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

Todos nós já ouvimos falar em reciclagem, porém, sabemos mesmo o que significa e o que podemos fazer?

Às vezes, não nos damos conta de que um simples ato pode colaborar para uma vida melhor. Precisamos nos conscientizar de que devemos preservar o nosso meio ambiente. Isto, para que possamos dar uma vida com melhor qualidade e hábitos saudáveis para nossos filhos e netos.

A qualidade de vida depende muito de como agimos em nosso trabalho, em nossa residência e também em nossa interação com o próximo.

Reciclagem nada mais é do que pegar o que já foi utilizado e devolver ao ciclo de produção para manufaturar um novo produto, necessitando de um conjunto de técnicas. Na maior parte dos processos, o produto volta ao mercado completamente diferente do produto inicial.  

O termo reciclagem teve sua origem durante os anos 70, quando passaram a tratar, com maior rigor e análises, as preocupações ambientais. Reciclar ganhou importância estratégica logo após o primeiro choque do petróleo.

O nosso país tem grandes reservas ambientais, cabe a cada um de nós protegê-las da forma que pudermos. Esta forma pode ser com a redução do uso de energia, redução do uso de matérias-primas e também com a redução do uso dos materiais a serem descartados.

O Brasil detém o recorde mundial em reciclagem de latas de alumínio, chegando a reaproveitar quase 90% de sua produção. Além disso, para reciclar este produto, em seu processo primário de fabricação, gastam-se somente 5% de energia.

Atualmente, 15% do total de plástico no Brasil é reciclado, propiciando assim, uma economia de 50% de energia. Podemos aumentar ainda mais este índice com a participação de todos.

Você, fumante, não jogue o final de seu cigarro em locais que possam perturbar e ou comprometer o meio ambiente, pois o cigarro, para se decompor, demorará de um a dois anos.

Jogue lixo no lixo e participe da coleta seletiva. Separe seu lixo. Isto também é uma forma de você estar colaborando com a preservação do meio ambiente.

Veja alguns itens que podem ser reciclados: 

Metal: canos, ferragens, latas de alumínio, latas de aço, panelas, parafusos, pregos, tampas e tubos.

Papel: caderno, caixas de papelão, embalagem longa-vida, envelope, folheto, impressos, jornal e revistas.

Plástico: brinquedos, canos, copos (descartáveis), embalagens de produtos de limpeza e higiene, embalagens PET (refrigerante, água, suco e óleo), potes, pratos (descartáveis), sacos, talheres (descartáveis), tampas e tubos.

Vidro: cacos, copos, frascos, garrafas e potes.

Você faz a diferença e o meio ambiente agradece.
 

Por: Sergio Eduardo Port - sergio@portcons.com.br
Data de publicação: 22/09/06.